Notícia aberta
"Você Não Sabe? A Defensoria te Ensina"
COMPARTILHAR
Entenda o Direito Penal
Defensoria Pública
O material mostra como o desconhecimento da lei penal pode custar caro. São dúvidas que surgem nas famílias, no trânsito, em grupos de WhatsApp e nas ruas e que, muitas vezes, chegam à Defensoria Pública já com a situação na Justiça. O objetivo é reverter comportamentos que geram a hiperjudicialização das relações humanas, por meio de uma linguagem didática, simples e acessível.
A série é inspirada na vivência da DPDF em suas diversas áreas de atuação e tem como intuito conscientizar a população sobre o risco da adoção de informações e comportamentos equivocados, além do efeito que isso gera no trato diário do Sistema de Justiça. Tudo isso em uma abordagem dinâmica e essencial para a educação em direitos.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a série mostra a preocupação da Defensoria Pública com a prevenção de conflitos. “Quando informamos a população com linguagem simples, damos ferramentas para que as pessoas evitem os conflitos e, consequentemente, reduzam o número de processos que chegam à Justiça”, defendeu.
O Defensor Público e diretor da Easjur/DPDF, Evenin Ávila, explica que a publicação é fruto da prática vivida na instituição. “É a tradução de experiências reais em respostas práticas e diretas, para que qualquer pessoa possa compreender e se proteger com informação de qualidade, evitando a hiperjudicialização das relações humanas”, frisou.
Para o Defensor Público com atuação no Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Sobradinho e autor do material, Vinícius Reis, a edição sobre Direito Penal mostra, de forma simples, como evitar atitudes que podem ter consequências graves. “O Direito Penal faz mais parte do nosso cotidiano do que imaginamos. Muitas pessoas se envolvem em situações que acabam na Justiça por falta de orientação. O nosso objetivo é, justamente, prevenir esses resultados por meio do conhecimento”, finalizou.
Para acessar a quarta edição da série, CLIQUE AQUI.