17 de setembro

GDF - Administrações Regionais
2/09/19 às 10h08 - Atualizado em 2/09/19 às 10h09

Novo sistema do GDF oferecerá  pesquisa online de livros

Na quinta-feira (29), foi lançado o Sistema Interligado de Bibliotecas do Distrito Federal. Resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e a Secretaria de Educação, o sistema oferecerá à população um catálogo único onde possam ser pesquisados todos os livros existentes nas bibliotecas públicas e escolares do DF.

Com isso, o Distrito Federal passa a ser a única unidade da federação a integrar as bibliotecas públicas e escolares, possibilitando a consulta ao acervo de todas as 700 bibliotecas públicas e escolares do DF pelo site: http://sibdf.se.df.gov.br/.

Intitulada “Bibliotecas Integradas do Distrito Federal”, a rede abarcará 438 salas de leitura e 28 bibliotecas, distribuídas por todas as regiões administrativas. Somados, os acervos de livros, revistas e outros materiais bibliográficos totalizam mais de 860 mil itens.

A ferramenta escolhida para integrar os acervos foi o Sistema KOHA, criado pela Biblioteca Horowhenua Library Trust, da Nova Zelândia. Trata-se de um software gratuito, de código aberto, adotado por bibliotecas do mundo inteiro em virtude de sua excelência.

A bibliotecária responsável pela Biblioteca Pública de Sobradinho II, Suzanne Rodrigues, participou da inauguração do sistema e aprovou a iniciativa. Ela explica que com esse sistema os usuários poderão pesquisar os livros que precisarem de onde estiverem. “Assim que encontrarem, podem ver quais locais em que o exemplar está disponível e escolher a Biblioteca mais próxima para retirar”, observa. Para Suzanne, o sistema beneficiará não só os usuários, mas também os profissionais. “Vai facilitar para a gente já que teremos um compartilhamento desse catálogo. Irá agilizar a catalogação desses livros fazendo com que o processamento técnico do nosso acervo seja mais rápido e a pesquisa online dos usuários também”, conclui.   

 

Fonte: Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros